segunda-feira, 28 de maio de 2012

Você tem medo de Oferenda?

"Macumba na África é dança, despacho...eu não entendo, no Candomblé a gente faz oferenda. Mas eu acho que as pessoas usaram alguns nomes pra dar medo, como um feitiço, mas eu acho que até um batom é um feitiço, um perfume é um feitiço. O Candomblé realmente cultua o Orixá, e as oferendas são os rituais feitos com respeito e é muito sério e muito respeitoso, mas tem gente que está brincando de fazer oferenda. Não só a oferenda serve para o mal, o mal está dentro de cada pessoa, se eu lhe der um exemplo, se chegar uma pessoa aqui e disser Mãe Jaciara eu gostaria que a senhora fizesse uma oferenda pra chover muito, o Orixá entende que a gente pode interferir nesse pedido, mas quando a pessoa quer o mal eu acho que não é a oferenda que faz o mal, o que faz o mal é o coração e a mente. No Candomblé a gente sabe que existe a Lei do retorno, então muitas Ialorixás trabalham só pro bem, eu por exemplo sou uma Ialorixá filha de Oxum e acredito que você com as mãos que cultuam o Ori, as mãos que fazem oferenda pra um Orixá, vai pular cemitério e nem costurar sapo, não é bem por ai, existem dois caminhos dentro da Ialorixá, o bem e o mal, você tem que escolher. Toda religião de matriz africana, seja ela Candomblé em suas variadas nações, que são Ketu, Gege, Angola, Nagô ou Caboclo, e também a Umbanda se faz oferenda, a oferenda na verdade é um ritual que faz com que a gente se comunique  de Aiê (terra) com Ori (céu), é a oferenda que faz a pessoa do Candomblé, da Umbanda, se sentir purificada e ter um caminho dentro da espiritualidade. As oferendas  tem um grande significado para o Candomblé, é você interligar com a África, pelo fato da gente ter sido arrancado da África, ter enterrado os Orixás. Eu acho que a intolerância religiosa complica muito a nossa forma de cultuar os Orixás, as pessoas nos perseguem achando que a gente cultua o diabo e na verdade a gente não cultua o diabo, o Candomblé é uma religião que cultua Exu, Exu é um Orixá como outro qualquer, só que ele é o mensageiro dos Orixás e ele consegue ficar mais tempo na vida humana e na ancestralidade. As pessoa tem o mito de dizer que só na Bahia que tem o dendê, mas existem em outros estados como Rio, São Paulo. As pessoas precisam entender que o Candomblé é uma religião como outra qualquer e merece respeito, e a gente do Candomblé que realmente cultua Orixá e cultua o Sagrado a gente entende como fazer uma oferenda, com amor com respeito. A Oferenda não é voltada só pra uma pessoa, quando a casa faz uma oferenda emana pra o bairro,emana pra comunidade, emana pra o universo independente de religiosidade."

Mãe Jaciara Ribeiro - Entrevista ao Programa "Mosaico Baiano"
http://redeglobo.globo.com/ba/redebahia/mosaicobaiano/videos/t/edicoes/v/voce-tem-medo-de-oferenda/1964015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário